No dia 12 de abril de 2011, aconteceu o segundo ato público, convocado pelo Fórum Sindical e Popular de Nova Friburgo, para lembrar a tragédia climática que devastou Nova Friburgo e também para cobrar das autoridades municipais, estaduais e federais planejamento e ação da reconstrução do município. A manifestação teve três momentos: discursos na Praça Dermeval Barbosa Moreira, caminhada na Avenida Alberto Braune e, finalmente, encontro entre os integrantes do movimento com o prefeito.
Na Praça, o Fórum liberou o microfone a e população exerceu o seu direito de protestar em face da inércia das autoridades na solução dos problemas causados pela tragédia. Os discursos foram contundentes, pregando dignidade, moradia e trabalho. Os manifestantes cobraram aluguel social para todos os desabrigados e desalojados, o início imediato da construção das casas populares, a recuperação dos bairros atingidos pela tragédia, entre outros pleitos.
A população aceitou o convite e participou do dia de luta e as lideranças puderam expor diretamente ao prefeito suas opiniões e angústias, sobretudo com a situação das vítimas da tragédia, apontando também o abandono dos bairros e distritos. É este o objetivo do Fórum Sindical e Popular que estabeleceu todo dia 12 como dia de luta em Nova Friburgo.
Além do microfone aberto a todos, o Fórum passou a registrar, por escrito, os protestos, as queixas, as reivindicações, as solicitações, as necessidades de cada cidadão nas questões pessoais e coletivas.